Biografia

Ao longo de sua carreira de mais de 20 anos, o cantor e multi-instrumentista cabo-verdiano MIROCA PARIS tocou com Cesária Évora durante uma década, gravou um disco (o qual ganhou um Grammy) com a mesma, fez digressões com Madonna e agora brilha no palco com a sua própria música.

Com base em seu vasto conhecimento rítmico e através da sua experiência, Miroca Paris criou sua própria técnica única de tocar guitarra; uma forma lúdica, ecléctica, surpreendente e fresca.

Pode ouvir tudo isto e muito mais no seu aclamado álbum de estreia “D’alma” lançado em 2017, estreado ao vivo no festival WOMAD é já compartilhada no palco nos quatro continentes.

Ademiro – ‘Miroca’ – Paris Miranda nasceu no seio da família ‘Paris’ de músicos prósperos, no Mindelo, a capital cultural da ilha de São Vicente de Cabo Verde (ao largo da costa do Senegal). Aos sete anos começou a tocar bateria, aos treze Miroca explorou o canto, tocando violão e também percussão.

Alimentado pelos sons ao seu redor, ele fundou sua primeira banda em 1994, tocando bateria e cantando sozinho. Um ano depois foi convidado para tocar com A Batucada, conjunto de percussão de São Vicente.

1998 Marca um marco na sua vida quando se muda para Portugal. Oportunidades surgiram quando ele se apresentou em bares como baterista ou percussionista, ao lado de artistas de todo o mundo, incluindo seu famoso tio Tito Paris.
Em 1999 Sara Tavares pediu-lhe para se juntar à sua banda e apenas um ano depois recebeu o convite para se juntar ao conjunto de Cesária Évora em França.

Por mais de uma década, ele viajou com a cantora icônica, tocando nos mais renomados teatros, festivais, universidades do mundo, enquanto gravava álbuns de estúdio e aperfeiçoava seu ofício.

Por mais de duas décadas, Miroca brilhantemente adiciona camadas e cores, batidas, backbone rítmico, nuances e detalhes personalizados, destacando-se ao lado de artistas internacionais como:
Bana, Mariza, Sara Tavares, Zizi Possi, Chico Cesar, Nancy Vieira, Bonga, Cuca Rosetta, Tito Paris,  ft Angélique Kidjo, Rui Veloso, Tcheka, Camané, Bitori & Chando Graciosa, Aline Frazão, Boy Gê Mendes, Teófilo Chantre and many others – plus, more recently – the Queen of Pop Madonna.

O seu percurso com a mulher – a matriarca – que colocaram a sua pátria no mapa foi interrompido abruptamente com o falecimento de Évora, em dezembro de 2011.
Eternamente grato pela lição que aprendeu, chegou a hora de Paris fazer o que a ‘Diva dos Pés Descalços’ sempre desejou que ele fizesse:
para compartilhar sua própria música com o mundo.

Para cantar as suas histórias mais sinceras à frente e ao centro, enquanto se acompanha na guitarra – como costumava fazer – a crescer nas ilhas de Cabo Verde.

Desde então, seu álbum D’alma foi apresentado na rádio Francesa FRI para a PRI Boston e BBC, e obteve uma classificação elevada no ranking no 2018 World Music Charts Europe. Ele tocou em festivais conceituados como o WOMAD UK, realizado da Rússia ao Azerbaijão, de Montreal a Rotterdam.

Miroca está neste momento a trabalhar no seu novo álbum na sua casa em Lisboa.

Fale conosco

Entre em contato com o management da Miroca, Kokako Music, para obter mais informações, agendando performances ao vivo, licenciamento, programas educacionais, reservas para gravações em estúdio de faixas, álbuns, soundtracks e muito mais.

reach out